Começam as inscrições para o SISU
Após a maratona do ENEM os alunos que concluíram o Ensino Médio em 2024 se preparam o SISU 2025 (Sistema de Seleção Unificada) , cujas inscrições estão abertas a partir de 17 de janeiro.
É a oportunidade para os de estudantes que fizeram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) se candidatarem a vagas em universidades públicas, estaduais e federais, em todo o país.
O que é o Sisu?
O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é uma plataforma digital criada pelo Ministério da Educação (MEC) do Brasil em 2010. Está integrado à política de acesso ao ensino superior do Ministério da Educação e seu principal objetivo é democratizar e centralizar o acesso às vagas em instituições públicas de ensino superior, utilizando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como critério de seleção.
A criação do SISU foi um marco no processo de ingresso ao ensino superior público no Brasil, substituindo gradualmente os vestibulares individuais de diversas universidades e institutos federais. A ideia surgiu como parte das políticas públicas para ampliar a acessibilidade à educação superior e garantir maior transparência e eficiência no preenchimento das vagas.
Para que serve o SISU?
O SISU permite que estudantes de todo o Brasil concorram a vagas em cursos de graduação de instituições públicas, como universidades federais e estaduais, sem a necessidade de realizar múltiplos vestibulares. Além disso, o sistema ajuda a otimizar o preenchimento de vagas, diminuindo o índice de vagas ociosas nas instituições públicas de ensino superior.
Como funciona o SISU?
O processo seletivo do SISU ocorre duas vezes ao ano, geralmente no início de cada semestre letivo. Para participar, o candidato deve ter realizado o ENEM no ano anterior e não pode ter zerado a redação. Quem fez o Enem como "treineiro", ou seja, que ainda não concluiu o ensino médio, não está apto a concorrer. A inscrição é gratuita e feita exclusivamente pela internet, por meio da plataforma oficial do SISU.
Os passos básicos de funcionamento são:
• Inscrição: O candidato se inscreve no site do SISU, podendo escolher até duas opções de curso, por ordem de preferência. Ele também precisa indicar a modalidade de concorrência, como ampla concorrência ou cotas.
• Notas de corte: Durante o período de inscrições, o sistema calcula e divulga diariamente a nota de corte de cada curso. Essa nota é a menor pontuação necessária para entrar no curso naquele momento, com base nas inscrições realizadas.
• Resultado: Após o encerramento das inscrições, o SISU seleciona os candidatos com as maiores notas, de acordo com a disponibilidade de vagas, a ordem de preferência e a modalidade escolhida. Algumas instituições de ensino exigem uma média e/ou nota mínima em determinada prova do Enem para que o candidato se inscreva em certos cursos. Além disso, as universidades podem dar pesos diferentes às notas das provas do Enem, atribuindo maior peso à nota na prova de Ciências da Natureza para cursos de química ou física, por exemplo.
• Matrícula: Os aprovados devem realizar a matrícula diretamente na instituição em que foram selecionados, seguindo as orientações e prazos estabelecidos por ela.
• Lista de espera: Quem não foi selecionado na chamada regular pode optar por participar da lista de espera, que oferece uma nova chance de ingresso caso sobrem vagas. Mas é preciso que o candidato manifeste essa vontade.
O SISU é uma ferramenta que promove a democratização do ensino superior no Brasil, ao mesmo tempo que incentiva o mérito acadêmico e a eficiência na ocupação de vagas. Desde sua criação, o sistema tem contribuído para tornar o acesso às universidades públicas mais inclusivo e simplificado.